Seg - Sex : 08h - 21h Sab: 9h - 15h
 
Av. Lavandisca, 340 - Moema - São Paulo
 

Dermatologia estética ao longos dos anos

Nesse texto iremos esclarecer alguns pontos sobre a especialidade responsável por cuidar da pele, o maior órgão do corpo humano

A história da dermatologia moderna começa na Europa, mais especificamente na França, entre os séculos XV e XVI, onde médicos começam a se interessar por problemas cutâneos. No Brasil, a dermatologia se inicia em 1882, com a instalação do primeiro Serviço Clínico de Doenças da Pele na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Já a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, foi fundada em 1987, por um grupo de médicos presidida desde então pelo Dr. Aloizio Faria de Souza, com sede em Vitória, Espírito Santo.

Desde então com as descobertas da microbiologia, no final do século XIX e no início do século XX, e da dinâmica induzida pelo ensino da dermatologia como especialidade, os estudos nesta área evoluíram até atingir seu atual nível de excelência.

Essa é uma especialidade médica que cuida tanto das patologias cutâneas graves, como câncer, quanto dos procedimentos estéticos, como preenchimentos.

A estética surge na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística.

Filósofo grego, como Platão, afirma que o belo é uma manifestação do bem, da perfeição e do que é verdadeiro.

Logo depois, o Aristóteles, também filósofo, faz já uma distinção entre o bem e o belo. Defende que o belo é uma criação humana e é o resultado de um perfeito equilíbrio entre vários elementos.

Desde sempre a estética teve um papel muito importante ligado à beleza, bem-estar, sedução e arte, pois ultimamente ela vem visando o equilíbrio estético do interno e do externo, pois antigamente só se vivia pela beleza superficial.

Mais com a evolução da estética o mundo abriu as portas para à tecnologia, novas ideias e novos horizontes foram projetados em busca da verdadeira perfeição, perfeição essa que hoje está ao alcance de todos em qualquer lugar.

Todo tratamento na dermatologia estética é feito por um médico dermatologista. Somente o dermatologista pode avaliar a pele e realizar uma anamnese (relatar ao médico tudo que está sentindo) completa no paciente.

E já que a Dermatologia Estética se tornou a queridinha do público e de médicos recém-formados, universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP-SP) saiu na frente e já tem uma Complementação Especializada em Dermatologia Cosmiatria e Laser.

Instituições particulares como o Hospital Albert Einstein (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein) também oferecem pós-graduação Dermatocosmiatria, destinada a cirurgiões plásticos e dermatologistas, com grade de estudos focada em procedimentos minimamente invasivos, além do conhecimento de ativos cosmecêuticos, tecnologia, gestão, bases de nutrologia, direito médico, marketing e gerenciamento de recursos humanos.

Na maioria das instituições de ensino no Brasil, a Residência Médica em Dermatologia é de acesso direto, não é preciso concluir uma residência prévia.

A residência consiste em três anos de estudos teóricos e treinamento prático em serviço, e logo no primeiro ano, os residentes têm o foco direcionado para formação básica em clínica médica e nos dois últimos anos, os estagiários rodam em ambulatórios e internações. Ainda surgem as possibilidades de estágios opcionais dentro e fora do país.

Você pode começar essa jornada aqui com a gente. Esse conteúdo foi uma forma de manter vocês atualizados e informados sobre a área de estética, entre em contato com a Estética Santa Beleza.