A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo formada por duas camadas: epiderme e derme. Sua função está relacionada à proteção contra danos mecânicos, microrganismos e radiação. Além disso, a pele mantém o equilíbrio com o meio externo, para garantir a manutenção vital interna.
A nutrição interna reflete no meio externo (pele). Para ter uma pele saudável, bem hidratada e nutrida, a dieta deve ser equilibrada: rica em fibras, cereais integrais e vegetais crus. Também é necessário reduzir o consumo de doces e gorduras. E o mais importante: tomar muita água para hidratar a pele de dentro para fora. Vitamina C (síntese de colágeno), vitamina A, complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele e dão integridade ao epitélio. Fontes de carotenoides (vegetais alaranjados) hidratam a pele, deixando-a macia, combatem radicais livres e protegem contra os raios solares. Outros nutrientes necessários são o ômega-3 e a vitamina E, por terem funções anti-inflamatórias e impedirem a peroxidação dos lipídeos.
Para a hidratação é importante evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele. E utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.
Uma dica importante é sempre fazer drenagem linfática com produtos de princípios ativos hidratantes pela menos uma vez na semana.